quarta-feira, 5 de novembro de 2014

O derradeiro exercito da antiguidade.

Na antiguidade o mundo estava em constante mudança. Era um tempo de expansão e guerra. 


Este é um período que compreende entre o pré-histórico e o séc.V, aqui não entram os Vikings ou os Mongois, por exemplo.
Quem foi então o melhor exercito da antiguidade? Num período onde tivemos os Persas, os Hunos, Germanos, Espartanos, Celtas, Egípcios, Macedónios, o exercito que sai como o melhor é o Romano. Porquê? Porque foi o ultimo e derradeiro exercito da Antiguidade. O exercito romano era um exercito profissional, pago para se manter sempre operacional. Assimilou todas as técnicas e tácticas existentes e tornou-as suas e melhores. Os Romanos perdiam batalhas, não guerras. A supremacia de Roma manteve-se por um milénio, primeiro como uma república e depois como um império.



- A espada celta que originou a espada que conquistou um império, o gladius.

- O pilum, uma versão melhorada das lanças convencionais, tornavam escudos inoperacionais durante o combate.

- A falange grega, a outrora barreira impenetrável que originou a coesão dos legionários era agora obsoleta, os romanos investiam sobre formações assim separando as longas lanças com o gladius e o auxilio dos seus escudos alongados que protegiam 3/4 do seu corpo.

- As suas táticas e instrumentos de cerco resistiram ao passar do tempo e foram copiadas ao longo da idade média, por vezes, de forma até mais rudimentar.

- As estradas romanas permitiram a Roma ter a infantaria mais rápida do mundo.

- As suas armaduras foram sempre de ponta.


Batalha de Alesia, Romanos contra Gauleses


Na pesquisa para o meu livro, "Terra Antiga o Duelo", tive o prazer de aprofundar sobre estes assuntos. Por todas essas razões, o exercito romano conquistou a maior parte do mundo conhecido e manteve-o, sob ataques, rebeliões e guerras civis, manteve-o por mais de mil anos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário