domingo, 18 de maio de 2014

Robocop; sentido critico

Não é marcante




Sinopse: Depois de gravemente ferido, Alex Murphy é aproveitado pela empresa Omnicorp para um projecto que junta máquina a homem com o intuito de criar um super policia.

Critica: Quando fazem estes remakes vem sempre a pergunta: "É melhor que o original?". E eu respondo com outra pergunta: O filme dos anos 80 marcou uma geração, este fez o mesmo? A resposta é não. Nostalgia para os fãs do primeiro e uma curiosidade para os novos. A personagem de agora nem consegue o seu lugar entre os super-heróis que nos são apresentados na actualidade. Marcante? Não.
Diz muito quando o robocop (a personagem) de 1987 parece mais real que este de 2014, que, chega mesmo a parecer um homem num fato. Até a dualidade homem/máquina, apesar de muito tocada aqui,  é melhor conseguida no original. 2014 temos um homem com um corpo robotico, 1987 um robot com partes humanas. Pode parecer o mesmo, mas faz uma enorme diferença, no que é o robot que muitos conhecem.
O enredo é simples, batido muito no que já se viu nestes mais de vinte anos sem oferecer qualquer inovação. Existe demasiada preocupação com CGI e menos com uma historia solida.

Nota: Deixo aqui ambos os trailers (uma mostra) para perceberem um pouco do que digo

2014

1987









Sem comentários:

Enviar um comentário