quinta-feira, 29 de maio de 2014

Os Sub-Géneros da Fantasia


Vamos lá a ver se percebemos isto.
O género literário Fantasia trata do impossível e permite o uso da imaginação sem limite.
Muitos, da fantasia conhecem só como aquele género que usa elfos, dragões, goblins, etc. Mas de facto a fantasia abrange muito mais que isso, tanto que surpreenderá quem pensar só assim.
Na fantasia, muitos agora até englobam a ficção cientifica como um subgénero, historias de horror e a nona arte, embora estes tenham força para seguir caminhos independentes.
Comecemos então pelo topo da pirâmide. Como primeira distinção, temos a fantasia alta da fantasia baixa. Nomes a meu ver, pobremente escolhidos que levam erroneamente os leitores a pensar que uma é de melhor qualidade que a outra. Pelo que entendi, na fantasia alta o mundo é muito ligado pela magia enquanto na baixa a magia tem um papel secundário. Outras características que os separam (segundo li) são os enredos políticos e éticos mais vincados na fantasia alta com livros como, O Senhor dos anéis de J.R.R. Tolkien e as Cronicas de Gelo e Fogo de George R.R. Martin.
Logo a seguir temos o também muito famoso sub-género, espada e feitiçaria onde entra Conan do autor Robert E. Howard.
Outra distinção digna de ser lembrada é a fantasia medieval (muito popular e a mais associada ao género), da fantasia contemporânea, onde eventos acontecem no nosso período de tempo.
Depois pela pirâmide os sub-géneros amontoam-se:
  • contos de fadas; apoiam-se no folclore 
  • fábulas; animais falantes
  • ficção mítica; usa personagens míticas e usa mitologias conhecidas como base para a historia 
  • fantasia infante juvenil; focada para um leitor jovem 
  • fantasia sombria; funde horror com fantasia
E estes são só os mais conhecidos, a lista contínua.
A meu ver tanto subgénero quase que vem trazer mais confusão do que ajuda ao leitor. De qualquer maneira, muito interessante! 

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado Odin. Confesso que não conhecia todos os sub-géneros, mas achei o assunto tão interessante que não resisti em postar.

      Eliminar