sexta-feira, 7 de março de 2014

Vampiros da mata da serreta; Assustem-se, riem, desfrutem.

A arte dá aos fãs, e são depois eles a dar vida àquilo que gostam, com imaginação, habilidade e paixão. 


As novas tecnologias não só abriram uma nova porta  para expressar a criatividade como facilitaram a sua divulgação. Exemplos disso são as web séries e dentro desse grupo temos Vampiros da Mata da Serreta, uma web série portuguesa.
Recentemente pude fazer algumas perguntas a um dos autores (Marco Coelho) e satisfazer algumas curiosidades:

 1)            Vampiros da Mata da Serreta, quem são os seus criadores?
Os Vampiros da Mata da Serreta foram criados por um casal de tolos que não sabiam no que se estavam a meter de seus nomes Marco Coelho e Soraia Bettencourt.

2)            Porquê Vampiros? Porque não uma web série policial ou um western por exemplo?
Temos um particular fascínio por criaturas místicas e uma série de vampiros pareceu um pouco mais divertido que um policial. Como um primeiro projeto pareceu-nos ser o mais adequado para nós.

3)            Parece que adotaram o vampiro tradicional invés do visual moderno que nos foi apresentado agora em Twilight e outros. Porquê? E como veem a evolução do vampiro para o que agora os adolescentes são expostos?

Somos adeptos dos vampiros tradicionais, e uma das principais razões da existência de “vampiros na mata da serreta”, foi o abrupto aparecimento de vampiros pouco tradicionais, se assim se pode dizer. A intensão inicial da serie era uma sátira aos novos vampiros, o que na realidade não aconteceu, mas não quer dizer que não o possa acontecer.
Não nos opomos minimamente aos novos vampiros, há lugar/mercado para esta evolução, nós particularmente preferimos os tradicionais. Se formos a ver de Nosferatu até Drácula de Bram Stoker filme, pois ambos os filmes são baseados no mesmo livro, houve uma evolução era natural que a evolução continuasse, nunca esperamos que eles brilhassem com a luz do sol ou passassem a ter reflexo.

4)            Como tem sido a vossa experiencia? Estão a gostar?
A experiência tem sido muito boa, começamos o projeto ou brincadeira como quiserem chamar, com a ajuda de uma amiga a Vanessa Amaral e de momento já somos uma equipa de vários elementos o que nos permite ir evoluindo e disfrutar mais o processo de criação da série.

5)            Existe alguma obra literária, filme ou série televisiva sobre o tema que recomendem?
Por norma vemos ou tentamos ver todos os filmes e séries que saem relacionadas com vampiros, mas maior parte não são recomendáveis.
A nível de séries as que mais gostamos são o True Blood e The Originals, livros sem sombra de dúvidas o Drácula de Bram Stoker (edição original – Inglês) e filmes não poderíamos deixar de recomendar o Nosferatu (1922) sendo o primeiro filme da temática, os “Draculas” com Bela Lugosi e claro o de Bram Stoker. Um filme mais “recente”, recomedaria  “A Sombra do Vampiro” de Elias Merhige, que é uma história passada no “backstage” das gravações do Nosferatu.

6)            O que podemos esperar de Vampiros da Mata da Serreta daqui para a frente?
Sangue, muito sangue! Estou a brincar. Gostei muito de trabalhar neste último episódio, pois entrou muito mais “numa onda” de (pseudo) terror. E com o fim desta primeira temporada de episódios à porta, vamos tentar tornar a série um pouco mais séria e um pouco mais sangrenta. Gostaríamos de evoluir nesse sentido.


Sem comentários:

Enviar um comentário