terça-feira, 25 de março de 2014

Joker: Vamos pôr um sorriso nessa cara

Loucura é a saída de emergência.

Para muitos, o maior vilão da historia dos comics.

Em Gotham vivem alguns dos melhores vilões alguma vez criados e Joker está no topo, como a cereja no bolo.
É impossível explicar a psicologia de Joker sem falar de Batman. Se Batman é ordem, Joker é caos.
Perguntaram uma vez, porque o Batman não matava o Jocker e simplesmente se via livre dele de uma vez por todas, salvando assim dezenas ou mesmo centenas de inocentes.
Bem… primeiro, Batman tem uma única regra: não matar. O vigilante está bem ciente do quão perto do abismo tem de operar para travar os mais vis criminosos. Desse modo é preciso traçar uma linha que o separe deles. Segundo, apesar de andar á margem da lei, ele quer acreditar na justiça, que existe algo sã no podre que é o sistema, e isso envolve entrega-lo ás autoridades.
Joker também não quer matar Batman, ou melhor… até quer, mas não sem antes fazer o homem morcego quebrar a sua regra, não sem antes vencer a batalha psicológica.
Joker na sua psicose vê uma vida sem sentido se não houver Batman nela, é um pouco como Ahab e a baleia branca. O que a fazer depois de a caçar?
Joker é um homem sem um plano e no entanto é uma das mais brilhantes mentes criminosas. É um homem sem passado, os comics já tentaram lhe apontar um trajecto de vida, mas como ele já disse: "Se eu vou ter um passado, que seja de escolha múltipla"
De um certo modo, ele representa liberdade, uma total ausência de regras. Daí talvez um dos seus charmes. Se nos víssemos livres de todos os conceitos impostos pela sociedade, não nos tornaríamos também vilões? Ele acredita que sim, aliás diz estarmos apenas à distancia de um mau dia  para sermos como ele. Só precisamos um mau dia.
Ele não se importa com nada nem ninguém, no entanto sustem uma relação de certo modo abusiva com Harley Quinn (psicóloga que nas suas seções se apaixonou por ele), que muitos classificam como sua namorada.   
Personagem trazida ao grande ecrã por interpretação memorável de Jack Nicholson nos anos 90 e mais recentemente Heath Ledger no que foi uma das melhores performances na história do cinema, pura genialidade. Deixo aqui nota também para o ator Mark Hamill (Luke Skywalker) por ter dado a sua voz inúmeras vezes na animação e até em vídeo jogos, numa interpretação sublime e cheia de profundidade.  Para entrar no seu mundo recomendo os comics, Batman: o homem que ri; a saga Morte na família; Batman: O Retorno do Cavaleiro das Trevas. Filme Batman o Cavaleiro das Tretas Ressurge, e na animação, Batman: Contra o Capuchinho Vermelho.


Sem comentários:

Enviar um comentário